Segundo Clover Southwell *...”Massagem Biodinâmica não é apenas um “trabalho de corpo”.Tem influência sobre os processos vitais inter-relacionados de toda a pessoa, sendo, portanto, fundamental para o desenvolvimento terapêutico. Massagem Biodinâmica é um termo que não se refere somente a técnicas de massagem, mas a uma variedade de abordagens desenvolvidas para servir a diferentes propósitos terapêuticos de acordo com as necessidades dos clientes”.
Um massagista biodinâmico está, durante seu trabalho, o tempo todo em contato com seu cliente, observando e muitas vezes perguntando sobre suas necessidades. É importante que o cliente não sofra frio nem calor, que esteja em posição confortável e que a pressão que se faz ao massagear seja do seu agrado, não provocando dor que o incomode.
Ao longo do tratamento, o terapeuta vai se certificando da evolução do mesmo e vai modificando o seu trabalho, escolhendo quais massagens são necessárias no desenvolvimento do processo, para que no final possa se chegar ao resultado esperado.
São várias as massagens biodinâmicas, utilizadas, de acordo com o cliente ou com o momento do trabalho. Somente para exemplificar citaremos algumas, como o Toque Básico e as Massagens chamadas: Peristáltica, Hipotônica, Sintomática, Orgonômica, Colônica, Massagens De Distribuição, De Extremidades, De Contorno, No Periósteo, etc.
A Massagem Peristáltica é específica para estimular ou incrementar o peristaltismo intestinal, mas, em praticamente todas as massagens, o terapeuta está atento ao seu peristaltismo . Para isto o terapeuta faz uso de um estetoscópio que é colocado sobre o abdômen do cliente. É através do estetoscópio que ele ouve os ruídos provocados pelo peristaltismo. Por exemplo,quando o terapeuta acha que para certo cliente, em determinada situação, seria bom que seu peristaltismo aumentasse, primeiramente ele trabalha para que os ruídos surjam e quando isto acontece, ele direciona o seu trabalho para que os ruídos fiquem mais intensos. A busca e a incrementação do peristaltismo faz parte da maioria dos processos terapêuticos.
*Cadernos de Psicologia Biodinâmica vol.3 pg 48