A terapia Craniossacral trabalha na soltura, no "desmanchamento" de tais bloqueios, sendo portanto utilizada na cura de distúrbios quer sejam eles físicos ou psicológicos. Entre os distúrbios físicos tratados por essa terapia, temos: dores de cabeça, enxaquecas, alterações na pressão arterial, dores musculares, distúrbios digestivos, hormonais e outros. Dentre os sintomas psicológicos, citamos: insônia, ansiedade,angústia, depressão, agitação, irritabilidade, distúrbios sexuais, etc. Recebe destaque especial o tratamento do estresse, sendo Craniossacral uma terapia antes de tudo relaxante.
Mas o que vem a ser Craniossacral ?
Craniossacral é um sistema formado pelos ossos da cabeça (cranianos e faciais), pelos ossos da coluna vertebral, pelas meninges (membranas que envolvem o encéfalo e a medula) e pelo líquido cérebro espinhal. Esse sistema está ligado a todos os demais sistemas do corpo, tais como : nervoso, muscular, vascular, endócrino, respiratório, etc. Em consequência dessa interligação, qualquer alteração no sistema Craniossacral interfere em alguma parte do corpo e qualquer distúrbio no corpo altera o sistema Craniossacral.
Esse sistema é caracterizado pela pulsação Craniossacral, a qual é diversa da pulsação cardíaca e da respiratória, tendo sua origem no sistema Craniossacral. É uma pulsação indispensável para a continuidade da vida e está presente no corpo todo.
A terapia Craniossacral restabelece a plenitude dessas pulsações , por isso mesmo, trata dos distúrbios provocados por sua alteração, sendo este trabalho focado na saúde e na busca do prazer. Essa é uma terapia sutil que atinge níveis profundos e inconscientes sem ser invasiva ou ameaçadora. A terapia Craniossacral parte do princípio que o corpo é sábio, ele pode estar "esquecido" e o trabalho é feito para "relembrá-lo", para abrir os caminhos energéticos que estão bloqueados e , dai então, o corpo ajusta o que precisa ser ajustado para ter uma vida mais plena.